Nona edição do Vem Passarinhar Recife aterrissa na Praça de Casa Forte
- Redação Tá Tendo, PE!

- 28 de nov.
- 2 min de leitura
Jardins de Burle Marx na Zona Norte do Recife receberá observadores de aves

O Vem Passarinhar Recife já está na sua 9ª edição e neste mês de novembro visita mais um destino emblemático do Recife: a Praça de Casa Forte! No domingo 30, às 7h, o grupo - que só faz crescer - estará lá de binóculos nas mãos e olhares atentos nas aves que vivem nesta que é uma das mais belas praças de Recife.
A proposta é acordar com as aves e fazer da manhã um passeio tranquilo entre as árvores e os cantos que vêm de lá de cima. Um momento para olhar a cidade com calma — e descobrir quem mora nela além de nós.
A Praça de Casa Forte é um dos espaços mais simbólicos do Recife, projetada ainda nos anos de 1930 pelo artista plástico Roberto Burle Marx, um dos maiores paisagistas do século XX. Sua composição com espécies nativas, curvas suaves e áreas de sombra faz dela um verdadeiro jardim vivo da história urbana. É um lugar que já nasceu pensando a natureza como parte essencial do dia a dia das pessoas.
E a natureza da Praça da Vitória Régia, como também é conhecida, é bem rica! Segundo o estudo “Plantas nativas de Recife: uma análise da flora arbórea da Praça de Casa Forte, Pernambuco, Brasil” (nov 2023), foram registradas 82 árvores pertencentes a 18 espécies e 13 famílias. Destas, 30 exemplares são nativos e 52 são exóticos.
E os moradores e frequentadores destas árvores também são muitos. Já foram observadas ali 37 espécies de aves, o que significa diversidade, equilíbrio ecológico e oportunidades únicas de observação — tudo isso no coração de um dos bairros mais movimentados da cidade.
O Vem Passarinhar Recife é aberto ao público, gratuito e não exige experiência. Quem tiver binóculo pode levar. Quem não tiver, pode ir também, pois o projeto conta com 20 binóculos que são distribuídos por ordem de chegada e são compartilhados. A caminhada é leve, guiada por biólogos-ornitólogos e observadores experientes, e feita para todas as idades.
Após a “passarinhada”, haverá o tradicional “Papo de passarinheiro”, que desta vez abordará o tema “Aves da cidade: Quem são e como se adaptaram a vida urbana” e que se entrelaçará com a fala da pesquisadora e professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE e coordenadora do Laboratório da Paisagem, Ana Rita Sá Carneiro.
O Vem Passarinhar Recife vem fortalecendo uma nova relação do Recife com seus parques, praças e áreas verdes, estimulando uma cultura de convivência com a natureza urbana através da observação de aves. Ao procurá-las, encontrá-las e admirá-las, observamos também a cidade — e a forma como queremos e podemos viver nela.
Serviço 9º Vem Passarinhar Recife
Data: Domingo, 30 de novembro
Horário: 7h da manhã
Local: Praça de Casa Forte. Na frente da Igreja de Casa Forte. Rua Jerônimo de Albuquerque, 256.
Atividade gratuita e aberta ao público.
@vempassarinharrecife






Comentários